Você está aqui: Início » Notícias »

Vereadores vistoriam Pronto Socorro de Cuiabá e denunciam precariedade na unidade

21/11/2018

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os vereadores Abílio Junior, o Abilinho (PSC), Diego Guimarães (PP) e Felipe Wellaton (PV), estiveram na última segunda-feira (19) no Pronto Socorro de Cuiabá para uma inspeção. Eles foram até a unidade hospitalar, após receberem uma denúncia e constataram diversas irregularidades.

De acordo com Abilinho, foram encontradas diversas pessoas pelos corredores, falta de salubridade, além de problemas na infraestrutura da pediatria e o quarto andar abandonado, inclusive com panos na janela.

“Tem um espaço destinado à senhoras acima de 60 anos, no quarto andar, que está um calor absurdo, com falta de higiene, ar-condicionado e o banheiro não tem sequer barra de apoio. Não é um hospital aquilo lá”, afirmou.

Segundo o parlamentar, houve vários encaminhamentos para a Prefeitura, mas nada foi feito até o momento. Ele citou ainda uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão do Partido Verde, que era para ser utilizada em um dos setores do atual do Pronto Socorro, mas que não foi aplicada pelo Executivo municipal.

Abilinho afirmou que a atual gestão tem se preocupado apenas com a entrega do novo Pronto Socorro, prevista para dezembro, deixando de lado outras unidades de saúde do município, como a unidade atual, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Policlínicas.

“A Prefeitura entregará apenas uma parte do novo Pronto Socorro, mas entendemos que ela precisa dar atenção para o atual, até porque ele não será desativado. E, ao que parece, não esqueceu apenas do antigo, assim como também deixou de cuidar de todas as outras unidades de saúde, que também precisam de atenção”.

De acordo com o também vereador Diego Guimarães, o estado do atual Pronto Socorro é um reflexo da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro à frente do Executivo municipal. Segundo o parlamentar, um dos exemplos da falta de estrutura do local, é que não há um levantamento dos atendimentos feitos no hospital.

“O atual Pronto Socorro é um reflexo da má gestão que existe hoje na saúde pública de Cuiabá. Não existe ali qualquer controle de entrada e saída de medicamentos, por exemplo, ou de pacientes. Não há sequer um levantamento seguro de quantas pessoas são atendidas atualmente no hospital. Para se ter ideia, apenas um equipamento de esterilização está funcionando e se ele quebrar, é preciso contar com a boa vontade de outros hospítais”, explicou.

Guimarães ressaltou que, se nada for feito para mudar a situação da saúde no município, o novo Pronto Socorro estará em breve da mesma forma. O vereador explicou que todas as denúncias, contendo inclusive fotos e vídeos, serão enviadas a diversos órgãos.

“Do jeito que está a situação da saúde, o novo Pronto Socorro estará da mesma forma. Vamos encaminhar o material que fizemos lá para o Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, para que cada um possa tomar as medidas cabíveis”, declarou o parlamentar.

Em relação ao questionamento dos três vereadores, de que a Prefeitura estaria voltando as atenções apenas ao novo Pronto Socorro e esquecendo das outras unidades de saúde, o secretário municipal de Saúde, Huark Correia, afirmou que o fato não procede. De acordo com o chefe da Pasta, está sendo montado o projeto de mudança de perfil do Pronto Socorro atual, mantendo toda sua capacidade instalada, com um estudo sobre como será feito o investimento no local para melhorar as instalações, equipamentos e o fortalecimento da pediatria.

Sobre as outras unidades, o secretário explicou que elas continuam atendendo um grande número de pessoas todos os dias, e que a Prefeitura está trabalhando em uma nova maneira de visualizar e otimizar o fluxo dos níveis de Atenção Primária, Secundária e Terciária. Segundo ele, a tendência é que  a abertura do hospital Dr. Leony Palma de Carvalho (novo Pronto Socorro) melhore a rede  de saúde pública da Capital como um todo.

Fonte: Hipernotícias

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Últimas Notícias