Você está aqui: Início » Notícias »

Vereador Diego Guimarães cobra concurso público e maior transparência na gestão de medicamentos em Cuiabá

11/01/2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Durante todo o ano de 2018 a saúde pública foi uma pauta de grande discussão na Câmara de Cuiabá. O vereador Diego Guimarães (Progressistas) participou intensamente dos trabalhos e cobrou do Poder Executivo a realização de concurso público para preenchimento do quadro da saúde municipal.

Tal sugestão foi feita após o pedido de exoneração da ex-secretária de saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, que elaborou uma carta expondo os problemas na área, sobretudo a falta de recursos devido ao orçamento contingenciado, o que impede a pasta de operacionalizar as ações administrativas de forma célere. Além disso, a ex-secretária também reclamou da falta de servidores qualificados na secretaria.

Sobre essa problemática, o vereador Diego salientou a urgência na abertura de um concurso público na área da saúde municipal e a implantação de um processo seletivo na contratação dos servidores. “Nós observamos que há muita gente sem competência técnica atuando lá, simplesmente por uma ‘canetada’. A saúde é coisa séria, tem muita gente boa, que não tem relação política e que fica de fora”, explicou o progressista que apresentou uma indicação ao Executivo Municipal.

Guimarães também vem cobrando maior transparência no gerenciamento do estoque de medicamentos, uma vez que a falta tem sido constante nas unidades municipais de saúde, o que coloca em risco a vida dos cidadãos que necessitam desse serviço público.

Além disso, o parlamentar atuou de forma efetiva os trabalhos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, acompanhando todas as sessões, propondo questionamentos e requerimentos, além de auxiliar o presidente da CPI no que era necessário. Ao final, a comissão investigativa conseguiu apontar graves falhas na gestão da saúde pública, resultando, inclusive, em uma operação policial e na saída do ex-secretário de saúde. De acordo com Diego, “a CPI teve um papel brilhante e produziu resultados importantes. Nesse papel de fiscalização, muita coisa veio à tona, erros de gestão, ingerência política, má administração na condução e gestão de medicamentos, sendo que tudo isso foi relatado e encaminhado para propositura das medidas cabíveis”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Últimas Notícias